Maria Lucília Moita - UMA ESCOLA ATIVA


Nesta aula de psicomotricidade, inserida no projeto Jogatanas, o objetivo foi transformar um jogo popular num exercício que aliasse a componente física à capacidade de tomar decisões de forma rápida e momentânea. Enquadrado numa vertente lúdica, a criança teve a oportunidade de se divertir, de praticar exercício físico, de tomar decisões de caráter cognitivo, em que o fator competição funcionou com um acelerador, obrigando a criança a ter que ser rápida e assertiva. Este exercício também confrontou a criança com o conceito de vitória / derrota e consequente aceitação do seu desempenho. Mais um passo no crescimento da criança como cidadão inserido numa sociedade cada vez mais competitiva e seletiva.

 

JogoGalo

 

Esquema do Jogo do Galo


 

 

 

Após a explicação do jogo popular, lá começou a ação… Cada criança empenhou-se em fazer o seu melhor e a competição saudável foi crescendo! O equilíbrio verificado foi a nota dominante, na medida em que as crianças foram agrupadas por sexo e por idade.
Esta foi a primeira etapa do jogo… A segunda será no campo de relva sintética e com uns obstáculos surpresa pelo percurso. Assim, está lançado o novo desafio, que tal como este, fará as delícias das crianças e todos “colhemos” mais sorrisos…

 

 

 

 

     
 

 

 
 

Turma F em ação