O Dia Mais Curto


Enquadrada na grande festa da curta-metragem, o Agrupamento vai aderir à iniciativa que se estende por todo o país, durante o mês de dezembro, dinamizada pelo "Lumiére Clube" e em parceria com o "Cine Clube Espalhafitas" .

Todos os anos por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao solstício de inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: "O Dia Mais Curto".

A ideia do "Dia Mais Curto" nasceu em França, em 2011, e rapidamente alcançou uma dimensão internacional, sendo, atualmente, celebrado em simultâneo em dezenas de países.

Para proporcionar aos alunos a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas europeus, o nosso Agrupamento vai realizar três sessões de curtas-metragens, no dia 12 de dezembro, para todo o 3º ciclo do ensino básico, na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, e dia 14 na Escola D. Miguel de Almeida. Além disso, na abertura de cada sessão, teremos o contributo inspirador da professora Glória d´Albuquerque para explicar cientificamente o que é afinal o solstício de inverno.