Ver Cartaz

A Escola Secundária Dr. Solano de Abreu este ano letivo de 2016/2017 aderiu ao projeto Parlamento dos Jovens. Este projeto de âmbito nacional tem como principais objetivos:

• Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e politica;

• Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

• Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;

• Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

• Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

• Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

• Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as sua propostas junto dos órgãos do poder político.

Este ano letivo a adesão dos nossos alunos foi significativa, pois foram constituídas 7 listas, estando por isso envolvidos 70 alunos.
O tema deste ano é “40 anos de Constituição e do poder autárquico". A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local“.

Este projeto iniciou-se em outubro e culmina a nível escolar no dia 17 de janeiro de 2017 com a Sessão Escolar, onde serão eleitos os 3 alunos e as 3 medidas (propostas) que irão representar a Escola Secundária Dr. Solano de Abreu na Sessão Distrital.

A Sessão Escolar decorre como uma simulação da prática da Assembleia da República, com os 31 deputados eleitos nas eleições que se realizaram em 12 de janeiro de 2017, onde serão discutidas as medidas sobre o tema que melhor possam representar a nossa Escola.

A Sessão Escolar da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu é dia 17 de janeiro de 2017, pelas 14:30 horas no Pequeno Auditório.

No mesmo âmbito no dia 16 de janeiro de 2017, realizar-se-á uma sessão coordenada pelo deputado da Assembleia da República Hugo Costa, pelas 10:30 horas no Pequeno Auditório.