EB do Carvalhal

Como é hábito, a EB de Carvalhal comemorou o S. Martinho com o tradicional magusto. As castanhas, oferecidas pela Junta de Freguesia do Carvalhal, assaram-se com caruma e pinhas. Distribuíram-se por caixas elaboradas pelas crianças, apelando-se à reutilização de materiais. As crianças, em volta da fogueira, entoaram canções alusivas ao tema e, no final, cumpriu-se a tradição: “enfarruscaram-se”.

Escola nº 1 de Abrantes e Jardim de Infância de S. João

No dia 11 de novembro, a Escola nº1 de Abrantes e o Jardim de Infância de S. João comemoraram, no Outeiro de S. Pedro, o dia de S. Martinho, com o tradicional Magusto.
 Com caruma fez-se uma pequena fogueira onde se colocaram algumas castanhas a assar, pois a maior quantidade foi assada no forno, para que as castanhas ficassem mais comestíveis e com outra qualidade.
Não faltou a música, canções e muita brincadeira.
Na sala de aula, os alunos ouviram a lenda de S. Martinho e elaboraram um trabalho de expressão plástica sobre o tema.
Nesta atividade, participou toda a comunidade escolar que contou com a preciosa colaboração das Associações de Pais.
A Junta de Freguesia ofereceu as saborosas castanhas, que foram degustadas com muita satisfação por todas as crianças.

Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo “Magusto, história e tradição!”

No passado dia 11 de novembro, comemorou-se o já tradicional Magusto na Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo.
De manhã, coube a cada turma desenvolver diferentes atividades de sala de aulas, relacionadas com esta tradição, que conduzissem à compreensão da sua origem. Assim, as crianças tiveram oportunidade de visionar, conhecer e compreender a lenda do valoroso soldado Martinho, atualmente considerado santo, por várias religiões e, como tal, venerado em diversos países, tudo devido ao seu gesto solidário para com um pobre mal vestido que, cheio de frio, pedia esmola.
O sol do “Verão de São Martinho” não se escondeu, o que permitiu toda esta animação, tornando algumas das aprendizagens ainda mais dinâmicas, integradas, proveitosas e… gostosas.
Depois de participarem num concurso de pintura, todos receberam diferentes prémios, oferecidos pela Associação de Pais e de Encarregados de Educação de Rossio ao Sul do Tejo (APERST).
Com a caruma, recolhida pela União de Juntas de Freguesia de São Miguel do Rio Torto e de Rossio ao Sul do Tejo e depois de alertada a Proteção Civil de Abrantes, fizeram uma pequena fogueira no pátio central, onde assaram algumas castanhas, pois muitas já ali tinham chegado assadas pela Pastelaria Tágide, que sempre se associa à Escola nestes eventos.
Quando no final da tarde a fogueira já se extinguia, todos quiseram saltá-la, o que resultou em mais um momento de animação espontânea.
Agora, ainda mais felizes, já preparam a Festa de Natal, que terá lugar na sede do Clube Desportivo “Os Patos”, no próximo dia 16 de dezembro de 2016, tal como previsto no Plano de Atividades do Agrupamento.
Para esta iniciativa estão todos convidados, para que nunca esqueçamos o nosso lema: “Em conjunto fazemos, sempre, mais e melhor!”

Até lá!

Fez-se Magusto, na Escola Básica Maria Lucília Moita!

No dia 11 deste mês de novembro, dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades, alunos, professores, educadoras e assistentes operacionais, cercaram um monte de caruma, recheada de castanhas.

Depois de assadas, foram repasto e entusiasmo de toda a comunidade escolar.

Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco
Estoiro como um foguete
Se alguém no lume me mete.
                                      A CASTANHA

Comemoração do dia de S. Martinho - Magusto -Escola Básica de Pego

No dia 11 de novembro, no período de tarde, a Escola Básica de Pego realizou o tradicional Magusto, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, Junta de Freguesia e os Encarregados de Educação/Pais, conforme  consta no plano anual de atividades.
Num primeiro momento houve a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos. Foi dramatizada a Lenda de S. Martinho, pelos alunos do 1º/2º anos que frequentam as AEC e a apresentação de canções pelas crianças/alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo.
Num segundo momento procedeu-se à assada de castanhas com caruma e à distribuição das mesmas por todos os presentes.
Foram momentos de convívio/boa disposição onde não faltou muitas brincadeiras e até o farruscar a cara uns dos outros, em que participaram alunos, professores e assistentes operacionais.