Destaques

Projeto "Pelos e Patas"


publicado a 11/07/2018

Inserido no projeto de autonomia e flexibilidade curricular, a delegada e a sub-delegada do 5ºD, foram entregar as dádivas angariadas para o canil. Assim, a Margarida e a Madalena lá "posaram" para a fotografia!

Para o ano, esperamos mais e melhor!

1º e 2º ciclos do ensino básico - Manuais escolares

Projeto Sing the the world


publicado a 28/06/2018

Foi com muito prazer que o Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes fez a apresentação pública do projeto “Vozes da nossa Terra”, no palco principal das Festas de Abrantes.
Agradecemos o convite e o apoio incondicional da câmara Municipal de Abrantes que, desde o primeiro momento, acreditou na realização e concretização deste projeto.
Um projeto musical que consistiu na gravação de um DVD de música tradicional Portuguesa com o objetivo de incentivar alunos, professores, assistentes operacionais, pais e comunidade para novas experiências, novos saberes e descobertas, contribuindo assim, para este momento tão especial, repleto de emoções que trouxe a escola junto da comunidade Abrantina.
Bem-haja.

ver fotos

Campeonato SuperTmatik


publicado a 18/06/2018

No dia 10 de maio de 2018, nove alunos do Agrupamento participaram na Grande Final online do Campeonato Escolar superTmatiK - Cálculo Mental. Os resultados obtidos pelos mesmos foram meritórios, destacando-se o desempenho de dois alunos na posição nº 12 do Ranking, entre um total de 27860 participantes e na posição nº 14 do Ranking, entre um total de 31500 alunos participantes.
Parabéns a todos os participantes!

2º lugar no Concurso Nacional de Ilustração "Ar(riscar)"


publicado a 13/06/2018

No âmbito do Concurso Nacional de Ilustração "Ar(riscar)" o aluno Daniel Raimundo, do Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, recebeu o 2º prémio com o trabalho seguinte:

Obra concebida para refletir o orgulho patrimonial que enquadra momentos como os descobrimentos e a literatura lusitana. Estão representados ícones nacionais que, através do uso da língua portuguesa, alcançaram gloriosos feitos que marcaram a História de Portugal.

Aulas de preparação para os exames


publicado a 06/06/2018

Calendarização

Ajuda aos gatos nossos amigos


publicado a 11/06/2018

Os alunos do 7ºF da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, sensibilizados com a existência de gatos abandonados junto da sua escola, decidiram estender a sua solidariedade aos animais. A turma, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade do Currículo, desenvolveu então um projeto de auxílio aos gatos que se iniciou logo no primeiro período com a elaboração e venda de calendários para angariação de fundos. Simultaneamente, os alunos lançaram ainda campanhas na sua escola que lhes permitiu proceder à recolha de alimentos e agasalhos. Numa segunda fase, passou-se à ação mais concreta: foi solicitada a colaboração da Clínica Veterinária de Abrantes para se proceder à esterilização de três gatas – a Luna, a Mia e a Nina. Para tal, a turma contou com a preciosa intervenção da Dra. Margarida Gameiro.
Já no segundo período, a Sra. D. Ana Moreira, representante da ADACA (Associação de Defesa dos Animais do Concelho de Abrantes), deslocou-se à escola e foram-lhe entregues em mão os donativos recolhidos.

Texto elaborado pelos alunos do 7º F

Exposição de trabalhos de Artes Visuais


publicado a 08/06/2018

clique na imagem para ver o vídeo

Desporto Escolar

Campeonato Regional de Natação

publicado a 07/06/2018

Realizou-se no dia 24 de abril de 2018, na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira, o Campeonato Regional de Natação do Desporto Escolar, no qual participaram, para além da nossa, as áreas educativas de: Península de Setúbal, Lisboa Cidade, Oeste, Sintra, Amadora, Cascais, Oeiras, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira. Foram várias as localidades que representaram a nossa região da Lezíria e Médio Tejo: Abrantes, Tomar, Santarém, Coruche, Torres Novas, Entroncamento, Constância, Alcanena, Alpiarça, Cartaxo, Salvaterra de Magos, Fátima, Ourém, Marinhas do Sal. O Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes, sob o comando técnico da professora Filipa Lopes, fez-se representar pelos alunos: Beatriz Moura, Ana Duque, Inês Garcia, Carlota Silvestre, Maria Sofia Leitão e Maria Rita Leitão. Todas tiveram uma excelente prestação e melhoraram em algumas provas os seus tempos pessoais. Foram vários os pódios alcançados, num total de 5 medalhas, a saber: Inês Garcia, 2º lugar a 50M Livres e a 100M Livres; Beatriz Moura, 2º lugar a 50M Bruços; Inês Garcia, Carlota Silvestre, Maria Sofia Leitão e Maria Rita Leitão, 2º lugar nas provas de estafetas de 4x25M Estilos e 4x50M Livres. De salientar ainda que a nossa escola foi a melhor classificada da Região Lezíria e Médio Tejo, ficando no 8º lugar de entre 71 participantes. Ficou também apurada para participar no Campeonato Nacional de Natação do escalão de Juvenis, a nadadora Beatriz Moura, que se realizou em Viseu nos dias 18 a 20 de maio. Parabéns a todos os atletas deste Agrupamento e continuação de um excelente trabalho.

Frankenstein de Mary Shelley – Bicentenário da publicação


publicado a 07/06/2018

Na manhã do dia 18 de maio, o grupo 330, Inglês, levou a cabo uma atividade com o intuito de assinalar o bicentenário da publicação da obra Frankenstein de Mary Shelley, escritora Inglesa do século XIX, considerada a primeira obra de ficção científica da história. Este romance de terror gótico foi uma das primeiras obras literárias a ser adaptadas ao cinema, logo em 1910, tendo sido alvo de sucessivas adaptações cinematográficas, até aos dias de hoje. A atividade consistiu na exibição de várias curtas-metragens inspiradas nesta obra, no pequeno auditório da ESSA, tendo contado com a presença de turmas dos diferentes níveis de ensino, bem como com a colaboração do Lumière Clube e do Cineclube Espalhafitas. A efeméride também foi assinalada na EDMA.

Agruparte


publicado a 05/06/2018

Nos dias 29 e 30 de maio as atividades integradas no projeto Agruparte/2018 voltaram a realizar-se na EB D. Miguel de Almeida. Neste âmbito participaram no programa de atividades todas as escolas do agrupamento, nos vários níveis de ensino, alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação, a Associação de pais e encarregados de educação da DMA e uma forte presença da comunidade abrantina que se associou ao evento.
Desta forma, toda a comunidade educativa contribuiu, mais uma vez, para o sucesso do desenvolvimento do projeto através de um leque variado de apresentações lúdico-pedagógicas, exposições temáticas, workshops, o lançamento do DVD “Vozes da Nossa Terra” e outras atividades culturais e desportivas.
A equipa dinamizadora do projeto agradece a colaboração de todas as entidades que, de uma forma ou de outra, se associaram a nós, contribuindo para o êxito de todas as iniciativas desenvolvidas. ver +