Destaques

Escola Aberta 2019

publicado a 20/05/2019



No âmbito do Projeto designado “ESCOLA ABERTA”, promovido pelo Agrupamento de Escolas N1 de Abrantes e concretizado na Escola D. Miguel de Almeida, realizou-se a já tradicional visita à Escola dos alunos do 4.º ano.
 Assim, a Escola D. Miguel de Almeida - uma Escola Aberta - afirma-se como espaço e tempo educativo e formativo, abrindo as suas portas para dar a conhecer o que de melhor se faz na escola, através das diversas atividades /projetos que desenvolve.
Foram sem dúvida 2 dias de intenso convívio e aprendizagem através da observação e experimentação em áreas diversas, Expressões (EV/ET/Música/ED. Física) e atividades ligadas à Matemática e à Ciência (Clube dos Cientistas).
Destacam-se as atividades seguintes: construção de figuras tridimensionais e exploração de técnicas de expressão plástica (cor; corte; colagem; dobragem); exposição de instrumentos musicais e da interpretação instrumental e vocal da música “A nossa orquestra”; habilidades gímnicas, jogos pré-desportivos e contacto com a modalidade de gira-volei; tangram, jogo do Sudoku; vulcão; pega-monstros, pasta de dentes de elefante, lâmpada de lava e cromatografia das cores.
As atividades decorreram num ambiente de muito entusiasmo e interesse, tendo os alunos manifestado grande motivação, empenho e agrado na realização das mesmas, como demonstram as fotos abaixo apresentadas.
Os alunos foram recebidos e guiados por alunos do 9.º ano, seguindo um roteiro previamente estabelecido.
Confirma-se - UMA ESCOLA ABERTA PERMITE- NOS “VOAR”!
A direção/coordenação da EDMA
P`la Conceição Colaço

Slideshow do evento

Palestra de Física

publicado a 17/05/2019




Por iniciativa e organização articulada entre o Sr. Professor Luís Horta, Coordenadora da Escola D. Miguel de Almeida, professora Conceição Colaço, e os professores do grupo de Física e Química, no dia 16 de maio, a Escola EB 2,3/S D. Miguel de Almeida recebeu a visita do ilustre Professor e Investigador, Dr. Alexandre Cabral da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Astrofísica e Ciências Planetárias, que proferiu uma palestra, no âmbito da Física, muito interessante e instrutiva, proporcionando aprendizagens significativas aos alunos da nossa escola.
Poderemos afirmar que foi possível voar entre a Terra e o Céu.

Luís Horta e Conceição Colaço


clique na imagem para ampliar

EDMA 50 anos -PARABÉNS!

publicado a 24/04/2019

…Mais um momento de comemoração...

A Escola D. Miguel de Almeida comemorou os 50 anos com mais um momento especial. Fizeram a festa connosco convidados de boa memória (ex e atuais-dirigentes, professores, alunos) que se reuniram para conversar e partilhar memórias, experiências curiosas e muito particulares que marcaram o seu percurso pessoal, indissociável das suas vivências nesta escola. Deixaram também palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido, pelos afetos tão necessários, sobre a importância do conhecimento/leitura, sobre o papel dos jovens, hoje alunos, amanhã homens que poderão fazer a diferença na e pela sua terra, e sobre a capacidade de ter esperança numa educação inclusiva que concretize ações consistentes e consequentes de equidade que leve ao sucesso educativo de todos. Foi muito reconfortante rever “velhos” amigos e lembrar e reviver bons momentos passados. Simbiose perfeita entre passado e presente, futuro agora. Direção/coordenação, alunos, professores, encarregados de educação e funcionários prepararam uma pequena mas significativa festa de aniversário que tomou forma com uma exposição de fotos que documentam algumas das atividades vividas nestas 5 décadas, vídeo com mensagens de parabéns dos alunos, livro de mensagens e momentos de dança e canções alusivas à escola com  bolo (s) de aniversário. Desfrutámos de uma tarde muito gratificante que perdurará na nossa memória coletiva. A história de 50 anos construída por muitas pessoas, que atravessaram um espaço e um tempo, deixando a sua marca, está viva, marcando um novo e prometedor futuro de mais 50 anos de histórias. Uma escola especial que deixou e deixará marcas indeléveis com a sua ação e que continuará a responder às mudanças dos tempos e das vontades com alma e compromisso. Um agradecimento sentido aos convidados que acederam a estar presentes, quer no painel de oradores, quer na assistência. Uma palavra de apreço às turmas dos 5.ºs anos A, C, E e 6.ºs anos A, B, professores (música, evt, português, história, ciências e tic…) e diretores de turma respetivos, aos alunos, à Associação de Pais e Encarregados de Educação/pais e encarregados de educação, aos assistentes operacionais e aos professores que, generosamente, ofereceram os bolos que não podiam faltar numa festa de aniversário. E, ainda, à equipa organizadora, ao assessor da coordenação, alunos apresentadores, grupo de cantares do Agrupamento, aos “professores-fotógrafos” de serviço e à Comunicação Social presente. A todos, o nosso obrigado!        

  Foi dia de festa
      Sorriram as nossas almas
             Para a nossa Escola
                   Uma salva de palmas. (5C)

 


Conceição Colaço
(Coordenadora da Escola D. Miguel de Almeida)
              Veja aqui a reportagem fotográfica

LUMIÈRE CLUBE

publicado a 11/04/2019



Aconteceu na escola D. Miguel de Almeida no dia 28 de março, pelas 13 horas, no âmbito do Lumière Clube em parceria com a Biblioteca Escolar foi exibido, entre outras, a curta-metragem “Harmos”. “Harmos”, que significa Harmonia, é o nome do filme produzido pela Associação Palha de Abrantes e o Cineclube ‘Espalhafitas’ e que venceu o prémio da melhor curta de animação feita em escolas, no Prémio Nacional de Animação de 2018 na categoria oficinas. Com cerca de 10 minutos, a curta-metragem aborda a relação do Homem com a floresta e teve a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes.

VISITA DE ESTUDO AO TEATRO POLITEAMA E RTP/RDP

publicado a 11/04/2019

No âmbito das disciplinas de Educação Musical, Português e Educação Visual decorreu no dia 19 de março de 2019 a visita de estudo das turmas do 5º B e 6º B, para assistirem ao musical Rapunzel, no Teatro Politeama e visitar a RTP/RDP. Rapunzel é um célebre conto dos irmãos Grimm, obra-prima da literatura para a Infância, que La Féria transformou num Musical de grande espectacularidade que articula o Teatro, a Música, a Dança e uma fabulosa cenografia que introduz as modernas tecnologias de vídeo numa encenação com a fantasia e a alta qualidade Artística.

Após o almoço no Parque das Nações visitaram o museu da RTP/RDP, onde tiveram a oportunidade de ver e ouvir um pouco da história da rádio e da televisão através do arquivo audiovisual existente. Também percorreram as instalações da rádio e televisão, com a possibilidade de nos vários espaços (estúdios) de informação e da rádio ZigZag contactar com a realidade televisiva, quer a nível dos recursos humanos quer materiais de um programa em direto “Agora Nós”.

50 anos da Escola Básica D. Miguel de Almeida

publicado a 01/04/2019

Consulte aqui o cartaz das atividades a realizar no dia 4 de abril de 2019

   

 

   

 

Semana da Leitura na DMA

publicado a 19/03/2019

Durante a Semana de 11 a 15 de Março, a escola DMA festejou a Semana da Leitura com diferentes atividades. Vieram à biblioteca escolar, familiares e um blogger para promover a leitura, houve um concurso “Um minuto de “leitura “, para o 2º e 3º ciclos, uma apresentação da biblioteca escolar para todos os alunos dos 5ºanos, com recurso às novas tecnologias (Kahoot), tendo a semana finalizado da melhor maneira, com toda a comunidade educativa (professores, assistentes operacionais e alunos) a ler durante 10 minutos, respondendo ao desafio lançado a nível nacional, pelo Plano Nacional de Leitura. ver +

 

Mega aula de dança

publicado a 18/02/2019

Complemento à Educação Artística


Na Escola Básica D. Miguel de Almeida decorreu no dia 31 de janeiro uma Mega Aula de Dança destinada aos alunos de 5.º e 6.º anos de escolaridade, integrada nas atividades de complemento à Educação Artística. A professora Marta Coelho, docente do nosso agrupamento, foi a convidada especial para dinamizar a atividade. A sua experiência técnica e artística na modalidade foi motivo de estímulo e motivação para os mais tímidos, tendo contribuído para o sucesso da atividade.

 

50 Anos da ESCOLA D. MIGUEL DE ALMEIDA

publicado a 05/02/2019

Homenagem ao 1.º diretor do CICLO, hoje, ESCOLA D. MIGUEL DE ALMEIDA (DMA)


No âmbito dos 50 anos da Escola D. Miguel de Almeida (DMA), teve lugar uma cerimónia de homenagem a um PROFESSOR, Vítor Marques, figura reconhecida por muitos como alguém que deixou a sua marca indelével no ensino e na comunidade abrantina.
A cerimónia contou com a presença da Sra. Presidente da Câmara, Mª do Céu Albuquerque, que sublinhou o papel dos professores e de toda a comunidade educativa para que o sucesso educativo se cumpra e para que tenhamos alunos/pessoas mais felizes.
Por sua vez, o Diretor do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes, professor Jorge Costa, do qual a Escola D. Miguel de Almeida faz parte, destacou a relevância do homem/professor, considerando que Vítor Marques estava à frente do seu tempo na forma como exercia a profissão, com proximidade, criatividade, flexibilidade e afetividade, o que teve impacto na escolha da carreira que seguiu.
Congratulamo-nos com a presença da Sra. professora Fátima Morgado, 1.ª professora efetiva do então denominado Ciclo, cujo exemplo de profissionalismo merece ser lembrado.
Agradecemos também à Sra. professora Teresa Aparício que nos deu um testemunho vivido quer do homenageado, quer do Ciclo/Escola D. Miguel de Almeida onde lecionou durante largos anos, tendo desempenhado a sua profissão com muita entrega, dinamismo e dedicação.
Por fim, foi entregue uma “Brochura” editada especialmente para o efeito, à Sra. professora Adérita Mourisco, em representação do professor Vítor Marques, cujo conteúdo aborda o seu percurso profissional e artístico, da autoria do Sr. professor António Alpalhão.
Como coordenadora da Escola quero aproveitar, uma vez mais, para agradecer a todos os que tornaram possível e enriqueceram esta sessão: entidades, professores, alunos - especialmente aos alunos/apresentadores Bruno Oliveira e Tânia Cruz -, encarregados de educação, assistentes operacionais, na pessoa do seu coordenador, Sr. Telmo Mendes.  
As Escolas são as pessoas que as fazem. O professor Vítor Marques e a sua história de vida representam, de algum modo, a História desta ESCOLA e a HISTÓRIA de TODOS os que a fizeram. Efetivamente, a teoria não deixa de ser um fragmento de uma qualquer (auto) biografia.
Desta forma, homenageamos também todos os que fizeram a HISTÓRIA do Ciclo/Escola D. Miguel de Almeida, em reconhecimento pelo contributo prestado para que a EDUCAÇÃO, tecido que é de inquietude, incompletude, esperança e ânsia de mais, possa realmente mudar o mundo para melhor. O nosso muito OBRIGADO!
Aqui fica prova em fotos e palavras para memória futura.

Conceição Colaço
(Coordenadora da Escola D. Miguel de Almeida)

Entrega de Diplomas 2017/2018

publicado a 05/02/2019


No passado dia 14 de dezembro terminámos da melhor forma o 1.º período de aulas com a cerimónia de entrega dos diplomas de mérito e valor aos alunos da Escola D. Miguel de Almeida, respeitantes ao ano letivo de 2017-2018 e com o descerramento de placa comemorativa alusiva ao projeto “Sing the World, desenvolvido no âmbito do concurso “Escola Amiga da Criança”, promovido pela CONFAP e LeYa.
Este projeto envolveu a família e toda a comunidade educativa na gravação de um DVD com músicas tradicionais portuguesas, assim como o “Hino do Agrupamento”, criado para o efeito pelos alunos e professores. Apraz-nos registar a presença da Sra. vereadora da educação e do Sr. diretor do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes.
A cerimónia de entrega de diplomas tem/teve como objetivo reconhecer o esforço dos nossos alunos quer no domínio curricular, quer no domínio não curricular, enquadrados nos valores expressos no projeto educativo do agrupamento.
Num primeiro momento, o diretor do agrupamento dirigiu algumas palavras de felicitação a todos os que foram distinguidos com um diploma, enaltecendo o seu trabalho e o dos professores, assistentes operacionais e famílias, não esquecendo todos os outros alunos que se esforçam para ultrapassarem as dificuldades. Destaca-se a importância de que se reveste o envolvimento dos pais/encarregados de educação e a restante comunidade educativa para o sucesso educativo dos alunos.
A cerimónia continuou com a apresentação das várias categorias premiadas. Assim, e de acordo com estipulado no Regulamento Interno, o diploma de mérito foi atribuído aos alunos do 4.º ano e dos 2.º e 3.º ciclos que, no final do ano, foram reconhecidos pelo seu mérito. Finalmente, aos alunos que apresentaram competências e atitudes exemplares e dignas de valor, nomeadamente na participação nas atividades de enriquecimento curricular e projetos do agrupamento, foi atribuído o diploma de valor pela participação relevante. A entrega dos diplomas foi concretizada pelos respetivos diretores de turma, coordenadora da escola e diretor do agrupamento. Parabéns a todos! Esperamos que, no próximo ano, voltem a subir ao palco e muitos mais participem nesta festa.

ver fotos

Bem Hajam Todos!                                               
A Coordenadora da Escola D. Miguel de Almeida

Escola amiga da criança

publicado a 02/01/2019

No dia 14 de dezembro 2018 a vereadora da Educação, Dr.ª Celeste Simão, participou no descerramento da placa “Escola Amiga da Criança”, na Escola D. Miguel de Almeida. No ano letivo 2017/18, os alunos das turmas A e B, do 5º ano, estiveram envolvidos no projeto “Sing the Word”, tendo participado na 1ª edição do concurso “Escola Amiga da Criança”, promovido pela CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais e LeYa, tendo sido distinguidos com o selo na categoria de envolvimento da família e comunidade educativa. No final, ouviu-se o Hino do Agrupamento cantado pelas turmas envolvidas no projeto, sendo a letra da sua autoria. Parabéns, aos alunos, aos professores e a toda a comunidade educativa.


Desporto Escolar BOCCIA

publicado a 02/01/2019

No passado dia 10 de dezembro a equipa de Boccia  da EB D. Miguel de Almeida esteve presente na 1.ª concentração do Quadro Competitivo da modalidade, em Torres Novas. A equipa anfitriã foi a Escola Secundária Maria Lamas e a competição realizou-se no Palácio dos Desportos com a participação das 4 escolas que constituem a ADE 2, da CLDE da Lezíria e Médio Tejo. Além da nossa equipa e da equipa da escola anfitriã, fazem ainda parte a Escola B/S Dr. Manuel Fernandes de Abrantes e o CRIT de Torres Novas. No final da competição os resultados alcançados foram animadores, o nosso grupo/equipa ficou classificado em 1.º lugar, após ter conseguido a vitória em todos os jogos que realizou. Na competição de individuais, os nossos alunos Tiago Alves e Duarte Francisco obtiveram um merecido1.º e 2.º lugar respetivamente. A próxima concentração realizar-se-á no dia 17 de janeiro na nossa Escola.

Torneio Interturmas de Basquetebol 3X3

publicado a 17/12/2018

Realizou-se no passado dia 11 de dezembro o tão aguardado Torneio de Basquetebol 3X3, aberto a todas as turmas de 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. Os alunos organizaram-se em equipas (4 elementos) de ambos os géneros e representaram a turma na atividade. Participaram 9 equipas de 6.º ano e 10 equipas de 3.º ciclo de ambos os géneros e ainda 14 alunos com função de juízes-árbitros e operadores de mesa. O Torneio decorreu com entusiasmo e muito fair-play por parte de todos os participantes. Parabéns às turmas vencedoras!

Workshops sobre Filosofia na BE

publicado a 16/11/2018

Nos dias 14 e 15 de novembro vieram à biblioteca escolar da DMA, Joana Sousa e Lara Sayão dinamizar dois workshops sobre Filosofia.
Joana Sousa interpelou os alunos das turmas 6ºA e 6ºB sobre inteligência artificial (tema do Festival de Filosofia - Abrantes) e Lara Sayão dialogou com os alunos do 9º B, sobre alguns temas que estes consideraram importantes, como por exemplo: a amizade, confiança e verdade.
A experiência com a Filosofia foi muito positiva e os alunos participaram com interesse.

Atividades na Biblioteca Escolar - EDMA

publicado a 14/11/2018







Algumas atividades na BE

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - EDMA

publicado a 14/11/2018

Em outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a biblioteca da DMA dinamizou o concurso “À descoberta do escritor.”
Os alunos organizaram-se por equipas (dezasseis do 2º ciclo e duas 3º ciclo) e, seguindo algumas pistas, identificaram o nome dos escritores, cujas fotografias se encontravam expostas na biblioteca. ver +

"Põe a tua terra nos píncaros"

publicado a 31/10/2018

No âmbito do Clube “A Rádio na Escola” da escola D. Miguel de Almeida, no ano letivo 2017/2018 participou na 1ª edição do concurso “Põe a Tua Terra nos Pícaros” dinamizado pela  Rádio Miúdos, com a gravação de um Spot publicitário sobre a Abrantes, sendo o objetivo primordial dar conhecer os recantos e encantos da nossa cidade.

   


 

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

publicado a 19/10/2018

Com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis, em particular a adoção de comportamentos alimentares saudáveis, a APEEDMA assinalou esse dia com um lanche saudável para os nossos jovens alunos.
Esta iniciativa contou com a colaboração da Liga Portuguesa contra o cancro - Grupo de Apoio de Abrantes que disponibilizou lancheiras para oferecer a todos os alunos, assim como folhetos com sugestões de lanches saudáveis.
Para além de se ter confecionado um lanche muito saudável e saboroso, “gourmet”, a apresentação estava uma autêntica obra de arte, como se pode verificar pelas fotos.
De assinalar a boa e alegre dinâmica estabelecida entre todos e a adesão entusiástica dos alunos!
Desta forma, em conjunto, escola e família tornam possível a aprendizagem significativa e a qualidade do sucesso educativo, tendo em conta o saber- estar e saber - ser.
Parabéns pela iniciativa! Bem hajam.

A Coordenadora da Escola Básica 2/3 D. Miguel de Almeida

 

 

 

Destaques anteriores

Ano letivo 2017/2018