Escola amiga da criança

publicado a 02/01/2019

No dia 14 de dezembro 2018 a vereadora da Educação, Dr.ª Celeste Simão, participou no descerramento da placa “Escola Amiga da Criança”, na Escola D. Miguel de Almeida. No ano letivo 2017/18, os alunos das turmas A e B, do 5º ano, estiveram envolvidos no projeto “Sing the Word”, tendo participado na 1ª edição do concurso “Escola Amiga da Criança”, promovido pela CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais e LeYa, tendo sido distinguidos com o selo na categoria de envolvimento da família e comunidade educativa. No final, ouviu-se o Hino do Agrupamento cantado pelas turmas envolvidas no projeto, sendo a letra da sua autoria. Parabéns, aos alunos, aos professores e a toda a comunidade educativa.

Desporto Escolar BOCCIA

publicado a 02/01/2019

No passado dia 10 de dezembro a equipa de Boccia  da EB D. Miguel de Almeida esteve presente na 1.ª concentração do Quadro Competitivo da modalidade, em Torres Novas. A equipa anfitriã foi a Escola Secundária Maria Lamas e a competição realizou-se no Palácio dos Desportos com a participação das 4 escolas que constituem a ADE 2, da CLDE da Lezíria e Médio Tejo. Além da nossa equipa e da equipa da escola anfitriã, fazem ainda parte a Escola B/S Dr. Manuel Fernandes de Abrantes e o CRIT de Torres Novas. No final da competição os resultados alcançados foram animadores, o nosso grupo/equipa ficou classificado em 1.º lugar, após ter conseguido a vitória em todos os jogos que realizou. Na competição de individuais, os nossos alunos Tiago Alves e Duarte Francisco obtiveram um merecido1.º e 2.º lugar respetivamente. A próxima concentração realizar-se-á no dia 17 de janeiro na nossa Escola.

Torneio Interturmas de Basquetebol 3X3

publicado a 17/12/2018

Realizou-se no passado dia 11 de dezembro o tão aguardado Torneio de Basquetebol 3X3, aberto a todas as turmas de 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. Os alunos organizaram-se em equipas (4 elementos) de ambos os géneros e representaram a turma na atividade. Participaram 9 equipas de 6.º ano e 10 equipas de 3.º ciclo de ambos os géneros e ainda 14 alunos com função de juízes-árbitros e operadores de mesa. O Torneio decorreu com entusiasmo e muito fair-play por parte de todos os participantes. Parabéns às turmas vencedoras!

Workshops sobre Filosofia na BE

publicado a 16/11/2018

Nos dias 14 e 15 de novembro vieram à biblioteca escolar da DMA, Joana Sousa e Lara Sayão dinamizar dois workshops sobre Filosofia.
Joana Sousa interpelou os alunos das turmas 6ºA e 6ºB sobre inteligência artificial (tema do Festival de Filosofia - Abrantes) e Lara Sayão dialogou com os alunos do 9º B, sobre alguns temas que estes consideraram importantes, como por exemplo: a amizade, confiança e verdade.
A experiência com a Filosofia foi muito positiva e os alunos participaram com interesse.

Atividades na Biblioteca Escolar - EDMA

publicado a 14/11/2018

Algumas atividades na BE

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - EDMA

publicado a 14/11/2018

Em outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a biblioteca da DMA dinamizou o concurso “À descoberta do escritor.”
Os alunos organizaram-se por equipas (dezasseis do 2º ciclo e duas 3º ciclo) e, seguindo algumas pistas, identificaram o nome dos escritores, cujas fotografias se encontravam expostas na biblioteca. ver +

"Põe a tua terra nos píncaros"

publicado a 31/10/2018

No âmbito do Clube “A Rádio na Escola” da escola D. Miguel de Almeida, no ano letivo 2017/2018 participou na 1ª edição do concurso “Põe a Tua Terra nos Pícaros” dinamizado pela  Rádio Miúdos, com a gravação de um Spot publicitário sobre a Abrantes, sendo o objetivo primordial dar conhecer os recantos e encantos da nossa cidade.

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

publicado a 19/10/2018

Com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis, em particular a adoção de comportamentos alimentares saudáveis, a APEEDMA assinalou esse dia com um lanche saudável para os nossos jovens alunos.
Esta iniciativa contou com a colaboração da Liga Portuguesa contra o cancro - Grupo de Apoio de Abrantes que disponibilizou lancheiras para oferecer a todos os alunos, assim como folhetos com sugestões de lanches saudáveis.
Para além de se ter confecionado um lanche muito saudável e saboroso, “gourmet”, a apresentação estava uma autêntica obra de arte, como se pode verificar pelas fotos.
De assinalar a boa e alegre dinâmica estabelecida entre todos e a adesão entusiástica dos alunos!
Desta forma, em conjunto, escola e família tornam possível a aprendizagem significativa e a qualidade do sucesso educativo, tendo em conta o saber- estar e saber - ser.
Parabéns pela iniciativa! Bem hajam.

A Coordenadora da Escola Básica 2/3 D. Miguel de Almeida

Destaques anteriores