Visita ao Parque Tejo

publicado a 21/02/2018

No dia sete de fevereiro, as turmas 7ºA e 7ºB da Escola D. Miguel de Almeida, realizaram uma visita ao Parque Tejo, no âmbito do seu Projeto Multidisciplinar. Os alunos fizeram recolha de informação na sala interativa do Centro de Interpretação do Tejo, procurando datas importantes associadas à História local.

O Carnaval na DMA

publicado a 19/02/2018

No passado dia 7 a turma do 8ºA e a sua Professora Elsa Cardoso, durante a aula de Ciências Naturais, articularam folia com  cultura  na Biblioteca Escolar (BE) da DMA ao lerem o livro da autora Carmen Zita "O Morcego Bibliotecário". Facto que a docente aproveitou para relembrar os 300 anos do Palácio/Convento de Mafra/Basílica/Jardim, sem esquecer a Tapada Nacional de Mafra. Esta iniciativa vem no seguimento de uma Visita ao Parque Tejo, à exposição "Morcegos Lusos", a 4 de dezembro , onde foram oferecidas máscaras de morcego.

Desporto Escolar - Grupo/Equipa de Boccia

publicado a 19/01/2018

O grupo/equipa de Boccia do Desporto Escolar da EB D. Miguel de Almeida esteve presente na 1.ª concentração do Quadro Competitivo da modalidade, no dia 16 de janeiro em Torres Novas. A equipa anfitriã foi a Escola Secundária Maria Lamas e a competição realizou-se no Palácio dos Desportos com a participação das 4 escolas que constituem a ADE 7, da CLDE da Lezíria e Médio Tejo. Além da nossa equipa e da equipa da escola anfitriã, fazem ainda parte a EB António Chora Barroso de Riachos e a Escola B/S Dr. Manuel Fernandes de Abrantes. No final da competição os resultados alcançados foram animadores, o nosso grupo/equipa ficou classificado em 2.º lugar com um ponto de diferença da EB António Chora Barroso. Na competição de individuais, os nossos alunos Tiago Alves e Duarte Francisco obtiveram um 2.º e 3.º lugar respetivamente. A próxima concentração realizar-se-á no dia 07 de fevereiro na EB/S Dr. Manuel Fernandes.

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - 5.ºE /5.ºF

publicado a 18/01/2018

Na semana de 8 a 12 de janeiro as turmas 5.ºE e 5.ºF, da EB D. Miguel de Almeida, desenvolveram atividades dos seus projetos interdisciplinares no âmbito do PAFC. A semana iniciou-se com a atividade “Vamos Fazer Ciência- A água é divertida”, onde os grupos de trabalho puderam realizar, de uma forma lúdica, pequenas experiências sobre algumas características da água.
Ao longo do dia de terça-feira tiveram a oportunidade de ter aulas partilhadas, uma que decorreu no pavilhão desportivo da escola, onde foram desenvolvidos conteúdos das disciplinas de Matemática e Educação Física, e outra onde as professoras de Português e Ciências Naturais os ajudaram a construir quadras sobre a locomoção da zebra e do pinguim.
Na sala de informática, a manhã de quarta-feira foi dedicada a digitar textos em Word, elaborados no 1.º período na disciplina de Português sobre a visita ao Centro de Interpretação do Tejo, para a qual contaram com a orientação do professor de TIC.
As aulas no exterior são sempre muito motivadoras, por isso na quinta-feira, com o apoio da Escola Segura e acompanhados por alguns professores, as turmas iniciaram o dia com uma caminhada até ao Aquapolis. A professora de Educação Visual ensinou-lhes a técnica de aguarela, a partir da observação direta, desenho à vista, das margens do Tejo, a qual os alunos aplicaram de seguida em trabalho individual.

O trabalho de projeto irá ter continuidade durante todo o ano letivo, de modo que os alunos, com metodologias ativas e a diferenciação pedagógica adequada, desenvolvam competências transversais e transdisciplinares, interrelacionando um conjunto sólido de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que conduzam ao seu sucesso educativo.

Clica na imagem para ver o slideshow

publicado a 29/12/2017

Passando em revista o 1º Período e para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas 2017: Ligando Comunidades e Culturas, Uma Missão Hoje e Sempre!, a BE, da EDMA, levou a cabo a apresentação da BE aos novos alunos. Tendo para isso convidado todas as turmas do 5º ano a fazerem uma visita guiada à mesma, na qual puderam conhecer o funcionamento da BE e participar numa atividade."

DIA UNIVERSAL DOS DIREITOS DA  CRIANÇA

publicado a 29/12/2017

Esta iniciativa resultou de uma proposta endereçada pelo Sr. Secretário de Estado da Educação à RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) no sentido de as Bibliotecas Escolares se associarem à UNICEF na comemoração do Dia Universal dos Direitos das Crianças que teve lugar a 20 de novembro. Deste modo, foram realizadas atividades por alunos, de algumas turmas, do Ensino Regular: 6º, 7º e 8º anos e alguns alunos das salas de Ensino Estruturado nas bibliotecas da EDMA e ESSA.

Decoração de Natal

publicado a 23/12/2017

Alunos das Salas de Ensino Estruturado e do Ensino Regular juntam-se, na Biblioteca da DMA, para ajudar na decoração da mesma, nesta Quadra Natalícia.

Festa de Natal - EDMA

publicado a 13/12/2017

Clube da Rádio - EDMA

publicado a 22/11/2017

O clube da Rádio da Escola D. Miguel de Almeida participou no dia 20 de outubro de 2017 no concurso “Põe a tua terra nos píncaros!
O desafio proposto para participação foi o da criação de um spot publicitário (áudio) onde os miúdos deram a conhecer a nossa terra “Abrantes”.
De entre as 83 participantes obtivemos o honroso 7º lugar.
Parabéns ao Clube da Rádio da Escola D. Miguel de Almeida -REDMA.

Clube Lumiére

publicado a 22/11/2017

Depois da presença da turma B do 6º ano nas instalações do Clube de cinema de Abrantes “Os Espalhafitas” (Chiado) no dia 30 de outubro de 2017, para assistirem à primeira sessão do workshop sobre fotografia iniciamos hoje, dia 14 de novembro de 2017, as sessões de cinema na Escola D. Miguel de Almeida.
Esta iniciativa dinamizada pelo Lumiére Clube em parceria com o Clube de cinema Espalhatifas irá decorrer na segunda terça-feira de cada mês à hora de almoço, este ano com uma novidade, o cartão de presença.