Ano letivo 2018/2019

DESFILE DE CARNAVAL NA ESCOLA Nº 1 DE ABRANTES

publicado em 10/01/2019

No dia 1 de março, a nossa Escola saiu à rua para festejar o Carnaval, juntamente com o Jardim de Infância de S. João, a Escola nº2 de Abrantes, a Santa Casa da Misericórdia e o CRIA. A animação musical esteve a cargo de um grupo contratado pela Câmara Municipal de Abrantes.
Este ano, na nossa escola, cada turma teve um tema de acordo com o tema do seu Projeto Multidisciplinar. Assim, a Turma A desfilou com fatos de animais, a Turma B com fatos de frutos, a Turma C com fatos de flores e jardineiros e a Turma D com o sol e a água. Todos os fatos foram confecionados na escola.
O Desfile decorreu com entusiasmo  e com a ajuda de um bonito dia de sol.

FOMOS CANTAR OS REIS

publicado em 10/01/2019

No dia 4 de janeiro, a Escola nº1 de Abrantes e o Jardim de Infância de S. João foram cantar os Reis pelas ruas do Centro histórico de Abrantes. As principais paragens foram na Junta de Freguesia, no Lar da Santa Casa da Misericórdia, na Câmara Municipal e na Praça Barão da Batalha. Mais uma vez cumprimos a tradição usando umas bonitas coroas que fizemos na Escola. Para o ano há mais! ver +

A FESTA DE NATAL DA ESCOLA Nº1 DE ABRANTES

publicado em 10/01/2019

No dia 12 de dezembro realizou-se a Festa de Natal da Escola nº1 no Auditório da Escola Dr. Solano de Abreu. A mesma começou com uma peça de teatro intitulada: “Falta meia hora para o Natal”. Todos se divertiram imenso com as peripécias das duas atrizes. A seguir as professoras com as assistentes operacionais e algumas mães dançaram a Música de Natal da RFM. Depois foi a vez de todas as turmas da Escola apresentaram um medley de Natal cantando cinco canções. Por fim e como não podia deixar de ser, apareceu o Pai Natal que trouxe presentes a todas as crianças. ver +

SIMULACRO DE SISMO NA ESCOLA Nº1 DE ABRANTES

publicado em 06/12/2018

No passado dia 22 de novembro foi realizado na Escola nº1 de Abrantes um simulacro no sentido de alertar/sensibilizar os alunos sobre a forma como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Esta atividade aconteceu com a colaboração dos Bombeiros de Abrantes.
Iniciou-se com a realização dos 3 gestos dentro da sala de aula: baixar, proteger e aguardar. Seguidamente os alunos saíram para o pátio, conforme as indicações recebidas e puderam observar a intervenção dos Bombeiros num incêndio provocado pelo sismo. Também observaram o socorro a um acidentado, que foi depois transportado para a ambulância. ver +

Visita de estudo - Peça de teatro “Rapunzel” (Teatro Politeama)

publicado em 06/12/2018

Nos dias 27 e 28 de novembro os alunos Escola nº1 de Abrantes realizaram uma Visita de estudo a Lisboa para assistir à peça de Teatro “Rapunzel”.
Todos adoraram a história e os efeitos especiais nos cenários da peça.
A seguir ainda foram dar um passeio ao Parque das Nações onde almoçaram.
Foi um dia de muito agrado por parte de todos. ver +

O Presidente da Junta de Frequesia veio à Escola

publicado em 18/11/2018

No âmbito do estudo dos órgãos do Poder Local, a Turma B da Escola nº1 de Abrantes convidou o Sr. Presidente da Junta, o Sr. Bruno Tomás, para responder a algumas perguntas sobre as suas funções. Foi uma conversa muito esclarecedora e o Sr. Presidente mostrou-se muito satisfeito com este encontro. No final, foi lançado aos alunos o desafio: “Se eu fosse Presidente da Junta”. Todos se pronunciaram e as propostas apresentadas foram ouvidas com muita atenção por parte do Sr. Presidente.

Dia do Magusto

publicado em 18/11/2018

No dia 9 de novembro, festejámos na Escola nº1 de Abrantes, o Dia de S. Martinho, realizando o tradicional Magusto.
Houve fogueira, bela castanha assada, bolo e sumo oferecido pela Associação de Pais.
Também houve tempo para fazer alguns trabalhos alusivos às castanhas.

Ida à Biblioteca

publicado em 18/11/2018

No passado dia 6 de novembro a turma B da Escola nº1 de Abrantes, deslocou-se à Biblioteca António Botto, no âmbito da atividade “Abrantes a ler”.
Os alunos ouviram com muita atenção a história apresentada: “A melhor sopa do Mundo” e deliciaram-se com a dramatização da mesma.
No final, todos se pronunciaram sobre as sopas preferidas.

Festa de Outono

publicado em 18/11/2018

No passado dia 24 de outubro realizou-se na Escola nº1 de Abrantes, em colaboração com a Associação de Pais uma Festa de Outono.
Na Festa havia frutos da época, compotas, bolos e alguns trabalhos realizados pelos alunos de acordo com o tema.
Toda a Comunidade, pode neste dia, deslocar-se à escola e visitar a Festa. ver +

Festa do Caloiro

publicado em 18/11/2018

Com o início de mais um ano letivo, a Escola nº1 de Abrantes recebeu os novos alunos com a cerimónia do Batismo do Caloiro.
Cada aluno do 1º ano teve direito a um padrinho/madrinha que assumiu o compromisso de acolher e ajudar os novos colegas.
Todos foram batizados, receberam um Diploma e a festa foi uma animação, tanto para os mais novos como para os mais velhos. ver +

Destaques 2017-2018