Destaques

Realizadores de Cinema por uma semana

na EDMA

publicado a 26/04/2017

Alunos do 5.º B realizam curta-metragem No âmbito do clube de cinema do agrupamento, Lumiére Clube a turma do 5.º B participou na realização de uma curta-metragem subordinada ao tema “ O Chile – território, história, fauna e flora ”, na semana de 27 a 31 do mês de março.

... mais ...

ver fotos

Vou ao Jardim de infância porque ...

... estou a preparar-me para o futuro

publicado a 26/04/2017

 

Tiago Queirós vencedor do High School Innovation Summit

edição 2017

publicado a 20/04/2017

Tiago Queirós, que frequenta o curso de Economia na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, foi o vencedor da edição do High School Innovation Summit 2017, tendo a possibilidade de desenvolver o seu projeto em parceria com a Plataforma Lusídeias do grupo Compta.

Parabéns Tiago!

Encontro com o escultor Santos Lopes

na biblioteca da ESSA

publicado a 20/04/2017

“Empenhem-se. Coloquem-se inteiramente disponíveis ao serviço da Arte e saibam aguardar até que a vossa identidade se revele!”
A convite do grupo disciplinar de Artes Visuais, esteve presente, na biblioteca da ESSA, o escultor Santos Lopes perante uma plateia de jovens atentos e interessados das turmas do curso de Artes.
Após uma breve apresentação do seu percurso profissional, o artista contextualizou algumas das suas obras e as técnicas utilizadas. Relembrou ainda momentos vivenciados na antiga Escola Industrial e Comercial de Abrantes (EICA) e respondeu a algumas questões colocadas pelos alunos. No final, o escultor ofereceu o seu livro escultura, o sonho e a técnica, comoo próprio afirmou e escreveu na sentida dedicatória, um testemunho da sua trajetória e da realização do seu sonho de infância.

algumas fotos

Visita de estudo ao Monte Selvagem

EB nº 1 de Abrantes

publicado a 20/04/2017

A Associação de Pais, em colaboração com a Escola Nº1 de Abrantes, proporcionou a todos os alunos uma visita de estudo ao Monte Selvagem, no dia 3 de abril. Este Monte, situado em Lavre, Montemor-o-Novo, é um espaço de respeito pelo ambiente e de proteção da vida animal.
Os alunos contactaram com diversas espécies de animais domésticos e também fizeram uma visita guiada de trator, onde observaram animais selvagens em semi-liberdade. Não faltou a diversão, onde crianças e adultos puderam brincar, saltar, correr e escorregar nos vários equipamentos de lazer, espalhados pelo Monte Selvagem.
Foi um dia bem passado, onde todos puderam desfrutar de momentos únicos na natureza, conciliando as vertentes educativa, recreativa e interativa.

Comer Bem dá Saúde!

na EB nº 1 de Abrantes

publicado a 20/04/2017

A Escola Básica Nº 1 de Abrantes aderiu à campanha “ Comer bem dá saúde”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, durante o mês de março.
Esta campanha pretendeu fomentar, nos mais novos, a importância de praticar uma alimentação saudável, tendo sido feita uma sensibilização prévia na sala de aula.
A atividade foi dirigida essencialmente ao refeitório escolar onde, à 5ª feira, os alunos teriam que comer um determinado alimento. Os alunos se almoçassem em casa e se o desejassem, seguiriam o plano da escola.
Os alunos que cumpriram semanalmente este programa tiveram direito a receber um carimbo no seu cartão individual. Para quem cumpriu todo o programa recebeu um diploma “Herói Saudável”.
Há a salientar a aprovação e contentamento por parte dos alunos, professores e encarregados de educação.

Escola Aberta 2017

na EDMA

publicado a 20/04/2017

Decorreu na EB D. Miguel de Almeida, nos dias 3 e 4 de abril, a já tradicional atividade" Escola Aberta" destinada aos alunos do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento. Esta atividade, que já se realiza ininterruptamente há 10 anos letivos, é desenvolvida pelo Departamento das Expressões (GR 240, 250 e 260), Clube dos Cientistas e Biblioteca Escolar.

saber mais

PROJETO “ VAI E VEM COMO CONVÉM”

na EB Lucília Moita

publicado a 06/04/2017

Através de uma gincana de bicicletas, triciclos e sinais de trânsito, os mais pequeninos e os mais crescidos puderam pôr em prática o que foram falando nas aulas sobre Prevenção Rodoviária, bem como o que aprenderam com os agentes da Escola Segura, aquando da sua vinda à escola para abordarem o tema.
Equipados a rigor, foi vê-los a pedalar e ver quem cumpria melhor as regras de segurança! Em cada rosto, uma criança feliz! Melhor não se pode exigir para este dia!
Os nossos sinceros agradecimentos pela preciosa colaboração da PSP de Abrantes. Um bem-haja para todos eles!

algumas fotos

Exposição Prata da casa

 

publicado a 06/04/2017

O Grupo de Recrutamento de Biologia e Geologia, com a colaboração dos Professores Jacinto Duque, Luís Reis e do antigo aluno Hugo Rodrigues, organizaram uma exposição de Geologia a decorrer de 22 de março a 22 de abril na biblioteca da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu.
O nome desta exposição, ”Prata da Casa”, reflete o facto de todo o material exposto pertencer à escola, aos professores colaboradores e ao antigo aluno, aos quais agradecemos a dedicada colaboração.

saber mais

Palestra "A crise dos refugiados"


publicado a 04/04/2017

No passado dia 30 de março, o grupo de recrutamento de Geografia, em colaboração com Associação Juvenil de Compreensão Geopolítica (YAGU), da Universidade Nova de Lisboa, realizou, na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, uma palestra sobre o tema “A crise dos refugiados”. A oradora foi a presidente da YAGU,  Inês Veiga, uma antiga aluna da nossa escola, o que muito nos orgulhou!
Esta atividade contou com a participação de alunos do ensino secundário e permitiu a reflexão e o debate sobre um tema tão atual e preocupante para a Europa.

Orçamento participativo 2017

Parlamento dos Jovens 2016/2017


publicado a 03/04/2017

No dia 21 de março de 2017 realizou-se no Cartaxo a sessão distrital do concurso EUROSCOLA. A nossa escola que se tinha e candidatado com o trabalho dos alunos Beatriz Costa e o Diogo Pedro do 11º E, ganhou a sessão distrital. O tema deste ano letivo, é "Reinventando a Europa" e a Beatriz e o Diogo realizaram a apresentação oral do trabalho, perante um júri distrital.

saber mais
algumas fotos

Parlamento dos Jovens 2016/2017


publicado a 03/04/2017

No passado dia 21 de março de 2017 realizou-se no Cartaxo a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens. Na abertura da sessão Distrital estiveram presentes o Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Francisco Neves; o Deputado da Assembleia da República, Hugo Costa; a Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques e o Presidente da Câmara Municipal de Cartaxo, Pedro Ribeiro. A nossa escola esteve excelentemente representada, quer pela equipa Catarina Chambel, Guilherme Mendes, Madalena Jesus e Diogo Saraiva, quer pelo Vice-Presidente da mesa da Sessão Distrital Pedro Sousa.

saber mais
algumas fotos

VISITA DE ESTUDO AO CASTELO DE SÃO JORGE E À RTP

6º B E 6º D - ESCOLA D. MIGUEL DE ALMEIDA

publicado a 01/04/2017

A nossa visita de estudo foi no dia 9 de Março de 2017, uma quinta-feira. Fomos acompanhados pelas professoras de Educação Musical, Português, Educação Visual e Tecnológica e EMRC.
Saímos da escola às 8:00 em ponto, alguns colegas iam ficando em terra. A viagem até Lisboa foi um bocado seca mas quando chegámos ao Castelo de S. Jorge foi um espetáculo.

saber mais

Histórico Destaques

 

Destaques abril de 2017

 

Destaques março de 2017

Destaques janeiro e fevereiro de 2017

Destaques de 2016