Destaques

A visita da Escola nº1 de Abrantes ao Parque Tejo

publicado a 22/02/2017

No passado dia 17 de fevereiro as 4 turmas da escola nº1 de Abrantes deslocaram-se ao Parque Tejo, localizado em Rossio ao Sul do Tejo, para visitar a exposição intitulada “Coexistir com os grandes carnívoros: o desafio e a oportunidade”.

Workshop - Ser empreendedor

Dia de S. Valentim

No passado dia 14 de fevereiro o Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes celebrou o S. Valentim, vulgo dia dos namorados, festejado como o dia dos afetos.
Esta data foi lembrada através de um conjunto de atividades desenvolvidas pelos docentes de inglês de todos os ciclos e níveis de ensino (do 1º ciclo ao secundário) em estreita articulação com o Clube Europeu, o Clube Eco-Escolas, o grupo disciplinar de Espanhol, os professores titulares, os professores das diferentes AECS de várias escolas do 1º ciclo deste agrupamento, os representantes dos alunos da DMA, a Associação de Estudantes, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento e a CMA (mesmo que forma indireta). Os professores e alunos levaram a cabo diferentes atividades que foram além do trabalho em contexto de aula.
Houve uma grande adesão por parte de todos os membros da comunidade escolar que neste dia sentiram "amor no ar". Em conjunto, todos celebraram a amizade e o amor, nas suas múltiplas vertentes e de uma forma mágica e contagiante.

slideshow

Abrantes há 100 anos!

exposição no átrio da ESSA

publicado a 22/02/2017

A Biblioteca Escolar e a Associação de Pais e Encarregados de Educação, em parceria com a Biblioteca Municipal António Botto, apresentam, no átrio da Escola Dr. Solano de Abreu, até 25 de abril, a exposição “Abrantes há 100 anos!”, criada no âmbito das comemorações do centenário da cidade.

San Valentín en España

exposição de trabalhos

publicado a 20/02/2017

Para celebrar este dia que tanto significado tem no que diz respeito aos afetos, o grupo de espanhol organizou esta atividade, “Expressar com palavras ou frases em espanhol os sentimentos associados ao dia dos namorados” a qual teve uma participação maciça dos nossos alunos que contribuíram com os seus excelentes trabalhos. A realização dos trabalhos permitiu organizar esta exposição que se encontra no átrio principal da nossa escola Solano de Abreu. Muitos parabéns a todos e continuem a dar-nos estas alegrias.

Visita de Geronimo Stilton

na Escola Básica de Alvega

publicado a 16/02/2017

No dia 9 de fevereiro tivemos na nossa escola, a visita do Geronimo Stilton. Estávamos tão entusiasmados por o receber, que enfeitámos a nossa escola com trabalhos sobre ele. Para começar uma menina falou-nos, um pouco, sobre a vida dele. Mas nós já sabíamos muito sobre este rato engraçado. Foi muito giro quando nós o chamamos e ele apareceu. Ele era muito divertido e fez-nos rir muito.
Autografou os nossos livros e deu-nos um presente.
Gostámos muito de o ter cá entre nós que até lhe demos um abraço.
Não acreditam?
Então vejam as fotografias….

Exposição "Morcegos às Claras"

na Biblioteca da EDMA

publicado a 14/02/2017

Visita de Estudo ao Museu José Malhoa

e à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

publicado a 11/02/2017

A turma do Curso Profissional de Turismo participou, no dia 8 de fevereiro, numa visita de estudo, a Peniche e às Caldas da Rainha, para visitar a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e o Museu José Malhoa respetivamente.

Fomos recebidos na ESTM por dois docentes, que fizeram uma breve introdução sobre "Turismo", seguida de uma apresentação dos cursos ministrados na escola.

Fizemos uma pequena visita a alguns espaços da escola, nomeadamente, à sala de estudo, biblioteca, cozinha e bar/restaurante onde são ministradas as aulas práticas do Curso de Restauração e Catering, e por fim o refeitório.

Após o almoço, já nas Caldas da Rainha, fizemos uma visita guiada ao Museu josé Malhoa, que nos proporcionou um momento cultural muito agradável. O museu mostra o maior núcleo reunido de obras do seu patrono e uma importante coleção de pintura e de escultura dos séculos XIX e XX, revelando-se a quem o visita como o museu do Naturalismo Português. Completam as coleções uma Seção de Cerâmica das Caldas - articulada em torno da importância de que se revestiu a atuação de Rafael Bordalo Pinheiro para a faiança local e do conjunto único das 60 esculturas de terracota da “Paixão de Cristo” -, o núcleo de Escultura ao Ar Livre e uma Biblioteca de Arte com um acervo de mais de 5.000 espécies.

Fotos da visita ao Museu

Fotos da visita à ESTM

Futsal Feminino

publicado a 09/02/2017

Ontem dia 8 de Fevereiro de 2017, decorreu na Escola Básica D. Miguel de Almeida a primeira concentração da modalidade de futsal feminino no escalão de inciadas. Participaram nesta concentração as escolas: Secundária Dr. Solano de Abreu (escalão de Juvenis); Escola Basica /JI dos Couços e Básica D. Miguel de Almeida.
A atividade decorreu conforme o previsto e com grande empenho e esforço por parte das alunas da Escola Básica D. Miguel de Almeida.

Orçamento Participativo

publicado a 08/02/2017

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CANCRO

“Nós Podemos. Eu Posso.”

publicado a 07/02/2017

No dia 2 de fevereiro a ESSA assinalou,antecipadamente, o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, dando visibilidade à mensagem “Nós Podemos. Eu Posso.”
O objetivo desta atividade será atingido se, efetivamente, a comunidade educativa valorizar a importância de criar hábitos de vida saudáveis como “arma” contra o cancro.

Corta-Mato Escolar/2017

Fase CLDELMT

publicado a 07/02/2017

No passado dia 3 de fevereiro o Agrupamento de Escolas N.º1 de Abrantes participou na fase regional do Corta-Mato Escolar/2017 que se realizou em Almeirim, com a participação de 33 alunos apurados na fase de Agrupamento (19 alunos da EB D. Miguel de Almeida e 14 alunos da Esc.Sec.Dr.Solano de Abreu), em todos os escalões e género, acompanhados por 4 docentes.
Felicitamos os nossos alunos pelos resultados alcançados e pelo espírito desportivo revelado no decorrer das provas, que embora com condições atmosféricas muito adversas, estiveram sempre motivados para a superação e desempenho desportivo que lhes era exigido. Agradecemos também aos Encarregados de Educação que estiveram presentes e sempre disponíveis para colaborar.

Museu José Malhoa

publicado a 06/02/2017

No âmbito do Plano Anual de Atividades, a turma do Curso Profissionbal de Turismo irá participar, no dia 8 de fevereiro, numa visita de estudo, a Peniche e às Caldas da Rainha, para visitar a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e o Museu José Malhoa respetivamente.

Biblioteca Escolar e Geronimo Stilton

Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, a Biblioteca Escolar levará Geronimo Stilton a visitar as Escolas e Jardins de Infância do nosso Agrupamento.
Esta ação consiste na visita do Stilton à escola e de uma colaboradora da Editorial Presença, que contará uma história às crianças, e destina-se, essencialmente, à promoção da leitura e dos livros do Geronimo Stilton junto do seu público-alvo, sendo completamente gratuita para as escolas, não havendo qualquer obrigatoriedade de aquisição de livros por parte das crianças.
O Geronimo responderá às perguntas, entregará brindes a todos, e fará uma sessão de carimbautógrafos.

O Rato mais famoso dos Livros vai andar por aí!!!

Campanha Solidária

todos juntos pela Pipoca

publicado a 06/02/2017

No sentido de promover a solidariedade e entreajuda, a Escola Básica nº 1 de Abrantes uniu-se para ajudar uma menina residente na Barquinha. A Beatriz Morgado, mais conhecida por Pipoca, além de paralisia cerebral, possui outra doença rara e necessita de tratamentos muito dispendiosos. A família tem lutado muito para conseguir fazer face a todas as despesas.

Assim sendo, solicitámos a recolha de tampas de plástico que, em conjunto com a Associação Tampinha Solidária, iremos apoiar monetariamente os tratamentos que a Beatriz necessita.

Concurso Euroescola 2016/2017

Reinventando a Europa

publicado a 02/02/2017

O Programa “EUROSCOLA” é organizado pelo Parlamento Europeu e traduz-se na realização de diversas Sessões, de um dia, no Hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo. Em cada Sessão participam cerca de 500 jovens, representando Escolas dos vários Estados membros da União Europeia. O programa tem como objetivos: - Familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias; - Consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa; - Oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu.

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CANCRO

4 de fevereiro

publicado a 31/01/2017

Exposição de Joan Miró

publicado a 25/01/2017

No âmbito do Plano Anual de Atividades, as turmas do Curso de Artes Visuais irão participar amanhã numa visita de estudo, ao Porto, para visitar a exposição de Joan Miró: "Materialidade e Metamorfose", na Fundação de Serralves e posteriormente, o Museu Nacional Soares dos Reis.

Día de Reyes

publicado a 24/01/2017

A 6 de janeiro terminam “Las fiestas Navideñas” com o tão esperado “Día de Reyes”. Em Espanha esta data é comemorada com muita alegria e ilusão. Assim sendo, também a ESSA não fugiu à tradição, com a comemoração da data através de uma exposição a ter lugar na Biblioteca.
Visto “las Navidades” estarem envoltas num espírito solidário, o Grupo de Espanhol organizou uma recolha de bens para distribuir por Instituições de Apoio Social.

Visita de Estudo ao Parque das Nações

publicado a 19/01/2017

No dia 5 de janeiro de 2017, os alunos das turmas do 9º ano do Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes, no âmbito das disciplinas de Português, Ciências Naturais e Físico-Química, realizaram uma visita de estudo ao Parque das Nações (Lisboa), onde visitaram o Pavilhão do Conhecimento e assistiram à encenação do célebre AUTO DA BARCA DO INFERNO, de Gil Vicente no Auditório Pedro Arrupe.

Feira do Livro do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico

publicado a 18/01/2017

Entre os dias 5 e 16 de janeiro decorreu a feira do livro do pré-escolar e do 1º Ciclo do ensino básico na biblioteca da Escola D. Miguel de Almeida. Todos os alunos das diferentes escolas do agrupamento se deslocaram à Escola D. Miguel de Almeida e tiveram a oportunidade de adquirirem um livro, de assistir ao filme Jacob Dois Dois e a Identidade do Rato dos Livros (em parceria com o Lumière Clube) e ouvir uma história contada pelas professoras Alexandra Santos e Elsa Cardoso.

Resultados da Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens

Realizada dia 17 de janeiro

publicado a 18/01/2017

No passado dia 17 de janeiro foi realizado a primeira Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens na nossa escola.

saber mais

"Motivação para o estudo e sucesso escolar"

com o Professor Jorge Rio Cardoso

publicado a 18/01/2017

Na passada terça-feira, dia 10 de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Abrantes realizou - na Escola Secundária Solano de Abreu - um ciclo de conferências com o Professor Jorge Rio Cardoso. As conferências abordaram diversos temas relacionados com a importância da motivação no alcance do sucesso escolar por parte dos alunos e da sua integração no mercado de trabalho, tendo sido abertas a toda a comunidade escolar (alunos, pais, docentes e restante comunidade educativa).

Atividades promovidas pelo PES

1º Período

publicado a 16/01/2017

Durante o 1º período foram elaboradas algumas atividades pelo PES.

Dia da Alimentação
Recolha de Sangue
“Mass Training” em Suporte Básico de Vida
Sessão de esclarecimento sobre “Infeção pelo HPV”

Parlamento dos Jovens

“40 anos de Constituição e do poder autárquico”

publicado a 12/01/2017

A Escola Secundária Dr. Solano de Abreu este ano letivo de 2016/2017 aderiu ao projeto Parlamento dos Jovens, sob o tema “40 anos de Constituição e do poder autárquico”.

A Junta de Freguesia de Alferrarede

Agradece

publicado a 12/01/2017

(Para ver o cartaz em tamanho grande clica na imagem)

O Dia de Reis

No dia 6 de janeiro, os alunos, professoras e assistentes operacionais da Escola N.º1 de Abrantes e Jardim de Infância de S. João, festejaram o Dia de Reis.

À conversa com Sérgio Ribeiro

"Felizmente há Luar" de Luis Sttau Monteiro

publicado a 09/01/2017

Pequeno Auditório - 13 de janeiro 2017 - 10.30 h

Feira do Livro do Pré Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico

Entre os dias 5 e 16 de janeiro está a decorrer uma feira do livro exclusivamente dedicada aos alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico na biblioteca da Escola D. Miguel de Almeida.
Há atividades extra para todos os alunos das diferentes escolas, do pré-escolar e 1º ciclo, do agrupamento que se deslocam à Escola D. Miguel de Almeida para uma manhã ou uma tarde diferente e divertida. Para além de adquirirem um livro, os alunos têm a oportunidade de assistir ao filme Jacob Dois Dois e a Identidade do Rato dos Livros (em parceria com o Lumiére Clube) e ouvir uma história contada pela professora Alexandra Santos.

Clica aqui para ver o cartaz