Projeto "Recuar no Tempo"

 
 

As atividades incluíram a recriação de uma feira saloia ao som de músicas tradicionais e onde não faltaram danças populares.  Os alunos do 9º ano deram corpo e voz aos vereadores da Assembleia Municipal procurando reviver os momentos políticos decisivos, destacando as divergências que o tema suscitava. É verdade que a questão da elevação de Abrantes a cidade não era uma questão pacífica: uns estavam a favor, outros contra. A votação dos vereadores refletia a sensiblidade dos cidadãos e tendia a um empate. Mas o vereador Manuel Lopes Valente  Júnior - conhecido como o "Peras" do Rossio -, numa habilidosa jogada política, conseguiu aproveitar a ausência de dois vereadores para garantir a maioria necessária à  aprovação do projeto de "Abrantes Cidade". No final, a Banda Filarmónica de Rio de Moinhos abrilhantou tocando o Hino Nacional, além de outros temas musicais da época.

Deram-se vivas à cidade de Abrantes e à República em ambiente festivo.

Foi mais um dia bem passado.

Estão de parabéns os alunos, os professores dinamizadores do projeto "Recuar no Tempo", os professores dos Grupos e História e História e Geografia de Portugal, a professora Carlota Godinho e o professor Pedro Heitor.

Aqui fica o agradecimento/reconhecimento a todos aqueles que colaboraram connosco ajudando a construir um dia de escola escola diferente, uma aula de história viva, repleta de emoções.

Slideshow do evento